JUSTIFICATIVA
O Parque Centenário é uma área de beleza natural em pleno centro urbano. Um lugar que precisa ser revitalizado e redescoberto pelos montenegrinos. A comunidade reclama da falta de manutenção e melhorias. Diversas entidades solicitam um espaço dentro do Parque para realizar seus eventos.
Para definir o que fazer, sugiro um Plano Diretor específico para o Parque. Assim, teremos um inventário do que hoje existe e poderemos traçar diretrizes de planejamento, conservação, administração, melhorias e, principalmente, do uso dos espaços. Este Plano Diretor pode ser elaborado pela UNISC, já que a Universidade possui um Núcleo de Planejamento e Gestão Territorial, que atua nas questões urbanas, e se comprometeu a prestar assessoria técnica ao Município como forma de contrapartida aos incentivos dados para sua instalação.
Sugiro ainda, que seja pesquisada nos arquivos da Prefeitura Municipal, a existência de um Plano diretor datado do final da década de 80. Segundo
informações, em 1988 – no período de realização do evento Montenegro Festa & Festa – foi entregue ao prefeito, na época Erny Carlos Heller, um Plano Diretor do Parque, elaborado por profissionais montenegrinos das áreas de arquitetura, engenharia e meio ambiente. Esta proposta, com as devidas adaptações e adequações à realidade atual, poderá servir de referência para planejarmos a revitalização do Parque Centenário.
Vereador Marcelo Cardona -PP (27/08/2009)