segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Indicação nº 032/2011

Que a Administração Municipal elabore legislação que proíba a colocação de propagandas (panfletos) nos veículos estacionados em via pública no município de Montenegro.

JUSTIFICATIVA

Impedidos – de acordo com o entendimento jurídico – de apresentar projeto de lei sobre o tema, estamos encaminhando a proposta como sugestão, contando com a sensibilidade do Executivo para que seja criado um dispositivo legal que impeça a fixação indiscriminada de publicidade nos carros e motos estacionados nas ruas da cidade. É importante criar uma lei municipal que proíba esta prática.
Antes de apresentar esta Indicação, debatemos a proposta com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo, bem como nos reunimos com setores da Prefeitura (Obras, Meio Ambiente e Fiscalização). Todos se mostraram favoráveis à idéia.
Sabemos que a questão dos panfletos de propaganda é bem mais ampla do que a colocação nos veículos. Muitas vezes o material é jogado no pátio das casas, colocado nas grades ou muros ou, ainda, depositado em terrenos baldios. Nem sempre é descartado, por quem recebe, de maneira adequada. O material acaba, então, dentro dos bueiros e arroios, entupindo bocas de lobo e galerias, sujando ruas e passeios.
Todavia, penso que não adianta proibirmos todas as formas de distribuição, se não tivermos condições de fiscalizar e fazer cumprir o mínimo. Por isso, sugiro que iniciemos pela proibição das propagandas colocadas em veículos estacionados. Até porque, das pessoas que ouvimos, a grande maioria diz que a colocação de panfletos nos pára-brisas, portas ou vidros de carros, ou ainda nas motos, é um desperdício. Fica à mercê do vento, da chuva. Quase ninguém olha ou lê. Na maioria das vezes estas publicidades caem ou são jogadas no chão e trazem sérios danos à cidade. Sujam ruas e calçadas e prejudicam o escoamento de água da chuva.
É preciso salientar, também, que será uma lei fácil de fiscalizar, pois este tipo de publicidade ocorre quase que somente nas ruas do Centro e na via principal da Timbaúva.
Anexo, encaminhamos modelo de legislação semelhante já existente em outros municípios.

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 03/11/2011

Pedido de Informação nº 105/2011

Tendo em vista que a autorização para colocação de lixeiras (com propaganda) nas ruas centrais da cidade foi em “caráter precário, a fim de testar a aceitação da população e verificar a eficiência no recolhimento de pequenos resíduos, conforme garantiu a Administração Municipal, em resposta ao Pedido de Informação nº 004/2011;
Tendo em vista que o Decreto autorizando – para estudos preliminares – a instalação de 10 (dez) lixeiras com publicidade foi publicado em 24 de novembro de 2010 e prevê o prazo máximo de um ano para o “caráter precário” pergunto:
1) Decorrido tantos meses e faltando aproximadamente 20 dias para expirar o prazo, a Administração Municipal já tem uma posição quanto à eficiência das lixeiras?
2) Uma vez findo o prazo autorizado o que será feito com as “lixeiras-teste”?
3) Existe processo licitatório aberto (em andamento) para aquisição e colocação de lixeiras em vias públicas? Caso positivo, em que fase está?

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 03/11/2011

Requerimento nº 099/2011

Tendo em vista que o Município e seus moradores têm sofrido freqüentes transtornos e prejuízos em virtude da dificuldade de escoamento da água das chuvas, requeiro seja agendada reunião nesta Casa para tratar sobre o tema Plano Municipal de Saneamento, sobremaneira no que tange aos ítens “drenagem urbana” e “resíduos sólidos”. Não temos notícia de estudo sobre estes dois temas que integram o Plano de Saneamento. Até onde sabemos, apenas foram objeto de estudos e propostas o “esgotamento sanitário” e o “abastecimento de água”.
Sugerimos que o convite seja encaminhado ao Executivo Municipal (setor de Planejamento, Viação e Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Obras) e também à Associação de Engenheiros e Arquitetos de Montenegro (AEMO).

Vereadores Marcelo Cardona (PP) e Laureno Renner (PSB) - 03/11/2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pedido de Informação nº 085/2011

Favor informar, nos anos base 2009 e 2010, as 30 (trinta) maiores empresas do Município em:
- Valor Adicionado;
- Faturamento;
- Empregos - com respectivos números de funcionários;
- ISSQN.

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 1º/09/2011

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projeto de Lei nº 017/2011

Altera a redação do artigo 1.º
da Lei n.º 2.920/93, que obriga
os concessionários de transporte coletivo
a comunicar reajuste tarifário
e dá outras providências.

Art. 1.º Fica alterado o artigo 1.º da Lei n.º 2.920, de 15 de junho de 1993, que obriga os concessionários de transporte coletivo a comunicar reajuste tarifário e dá outras providências, passando a ter a seguinte redação:
“Art. 1.º - As empresas concessionárias de transporte coletivo municipal são obrigadas a comunicar ao usuário o reajuste tarifário 05 (cinco) dias úteis antes da sua ocorrência.” (NR)
Art. 2.º A presente Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Câmara Municipal de Montenegro, 25 de agosto de 2011.

Exposição de Motivos:

A referida alteração se faz necessária para que um número maior de usuários do transporte coletivo montenegrino seja informado sobre o reajuste nas tarifas. As atuais 48 (quarenta e oito) horas previstas na Lei de 1993 são insuficientes para uma ampla divulgação, ainda mais quando a majoração no valor da passagem acontece no final da semana, um período onde o movimento – sobremaneira de trabalhadores e estudantes – é bem menor.
Aumentar o prazo para comunicar alterações nas tarifas não acarreta prejuízo a nenhuma das partes envolvidas na prestação do serviço de transporte coletivo. Pelo contrário, traz maior transparência e evita transtornos e reclamações.

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 25/08/2011

Pedido de Informação nº 080/2011

Levando em consideração que o contrato de concessão de transporte coletivo (n.º 003012007) termina em janeiro de 2012, mas pode ser prorrogado por mais 5 (cinco) anos, a critério exclusivo do Município, com manifestação formal da Concessionária da sua intenção de continuidade, pergunto:
1 – A Concessionária já se manifestou, demonstrando interesse em continuar prestando o serviço?
2 – O que pensa a Administração sobre o assunto? Tenciona prorrogar o contrato com a atual concessionária ou pretende abrir novo processo de licitação?

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 25/08/2011

Pedido de Informação nº 079/2011

1 – Quanto o Município investe em transporte para universidades (subsídio aos estudantes universitários) por mês?
2 – De que rubrica saem estes valores?
3 – Qual o total investido em transporte universitário no ano de 2010?

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 25/08/2011

Requerimento 074/2011

Requeremos seja agendada reunião nesta Casa, com a presença da Administração Municipal e Viação Montenegro S/A (VIMSA), para tratar sobre transporte coletivo urbano e transporte universitário. O encontro visa esclarecer questões referentes à prestação dos serviços (itinerários, horários, veículos...) e suas respectivas tarifas.

Vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen Tuco (PT) - 25/08/2011

Requerimento nº 072/2011

Requeiro seja agendada reunião nesta Casa para dar continuidade ao tema "transporte escolar". Desta vez, tendo como foco a concessão e a fiscalização do serviço prestado por veículos particulares e contratados pelo Município.
Sugiro sejam convidados a Diretoria Municipal de Transporte e Trânsito, a Brigada Militar e o setor responsável pela emissão do Alvará de Licença de Atividade.

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 18/08/20011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pedido de Informação nº 066/2011

Qual o montante (em Reais) dos investimentos em 2009 e 2010? Apresentar, separadamente, os valores referentes a recursos próprios e de terceiros.

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 28/07/2011

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Requerimento 054/2011

Requeremos seja agendada reunião, nesta Casa, com os representantes da Mesa Diretora do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, com o objetivo de nos inteirarmos do seu funcionamento e das suas atividades.

Vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen (PT) - 21/07/2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto de Decreto Legislativo 002/2011

Concede o Título de
“Cidadão Benemérito”
ao Sr. HEITOR JOSÉ MÜLLER.

Art. 1.º É concedido o título de Cidadão Benemérito ao Senhor Heitor José Müller, pela sua destacada atuação empresarial e comunitária.
Parágrafo único. A outorga do Título realizar-se-á em sessão solene da Câmara Municipal.
Art. 2.º O presente Decreto Legislativo entra em vigor na data da sua publicação.

Câmara Municipal de Montenegro, 07 de julho de 2011.

Vereador Marcelo Cardona - PP

Exposição de Motivos:

O presente projeto de Decreto Legislativo, que apresento à consideração dos colegas Vereadores, propõe dar o título de Cidadão Benemérito ao Senhor Heitor José Müller, empresário montenegrino que assumirá, nos próximos dias, a presidência das maiores entidades industriais do Rio Grande do Sul: a FIERGS (Federação das Indústrias) e CIERGS (Centro das Indústrias).
A honraria que ora proponho é uma justa homenagem ao cidadão e empreendedor, que sempre deixou sua marca nas instituições e empresas onde atuou. Heitor Müller participa ativamente das questões que envolvem o município de Montenegro, seja por meio de suas empresas, que geram renda e emprego, ou por sua atuação em entidades representativas.
Ao longo dos anos, apesar das tantas responsabilidades profissionais, nunca descuidou da comunidade montenegrina e esteve engajado – e atuante – em inúmeras conquistas. Entre elas, a construção da Escola do Senai, do Centro de Atividades do Sesi e da Cúria da Diocese.
O título benemérito é uma forma de demonstrar nosso orgulho e gratidão por tudo que o empresário-cidadão Heitor Müller representa. Uma retribuição ao exemplo que ele nos dá, quando mostra que é possível ser, ao mesmo tempo, um homem de negócios bem-sucedido, um pai de família dedicado e uma liderança comprometida com o desenvolvimento da sua cidade.

Currículo do homenageado:

Natural de Tupandi, antigo distrito de Montenegro, HEITOR JOSÉ MÜLLER é Técnico em Contabilidade e Bacharel em Direito. Foi eleito e será empossado Presidente do Sistema FIERGS/CIERGS, maior instituição empresarial, no setor de indústrias, do Rio Grande do Sul.
Já presidiu a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) e a União Brasileira de Avicultura (UBA, atual UBABEF), com sede em Brasília. Idealizou e fundou o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do RS, entidade que presidiu de 1992 a 2008. Foi um dos sócios-fundadores das empresas Frangosul S.A. – Agro Avícola Industrial (atual Doux) na década de 70, onde atuou até 1999.
Atualmente, integra o Conselho de Administração da Agrogen S.A. – Desenvolvimento Genético, e integra a direção da Novagro Granja Avícola S.A., ambas em Montenegro. Preside, ainda, a Deltapar Investimentos S.A., empresa holding que, entre outros, detém o controle da Fundimisa, em Santo Ângelo.
Foi vereador em Montenegro de 1969 a 1976. Presidiu a Associação Comercial e Industrial de Montenegro nos anos de 1988 e 1989. Durante seu mandato à frente da ACI, atraiu e fez implantar (administrando pessoalmente), a Escola do Senai e o moderno Centro de Atividades do Sesi, ambos localizados na região da Timbaúva.
Mais recentemente, ajudou a coordenar o conselho de implantação da Cúria da Diocese de Montenegro.
É casado com Nilza há 49 anos e pai de Jaqueline, Gilberto e Gerson.

sábado, 16 de julho de 2011

Pedido de Informação n° 057/2011

No Jornal Ibiá, em 14 de julho de 2011, foi publicado um edital de "Aviso de Suspensão" da concorrência n° 16/2011, que tem como objeto a contratação de empresa especializada para realização de serviços de coleta de resíduos sólidos, incluindo transbordo e transporte. Por isto pergunto:
1 - Por que foi suspensa a concorrência?
2 - Existe previsão para retomar o processo?
3 - Com esta suspensão poderá ser mantida a data anunciada (janeiro de 2012) para início de um novo contrato e entrada em operação de uma nova modalidade de recolhimento?
4 - Em caso de atraso no cronograma estabelecido, o que pensa (e fará) a Administração em relação à coleta e ao transbordo?

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 15/07/2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Requerimento nº 046/2011

Requeremos seja agendada reunião pública nesta Casa, com a presença de representantes da 2ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), da SUEPRO-RS (Superintendência da Educação Profissional), da Administração Municipal de Montenegro e de outras prefeituras da região, para discutir o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) com os municípios do Vale do Caí.
Nosso requerimento se justifica pelo fato de que a presidente Dilma Roussef e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciaram recentemente que através do Pronatec serão oferecidas oito milhões de vagas, até 2014, tanto na educação profissional para estudantes do ensino médio, como para trabalhadores que necessitam de qualificação. Para atingir esta meta, o Governo Federal investirá na construção de novas escolas técnicas, na ampliação das já existentes e nas parcerias público-privadas.
É importante que os municípios do Vale do Caí se reúnam para debater o assunto e verifiquem a possibilidade de trazer ações do Programa para a região. Da mesma forma, é interessante que se conheça a posição da 2ª CRE e da SUEPRO-RS, já que o apoio destas duas entidades será decisivo na hora de pleitear investimentos do Programa.


Vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen "Tuco" (PT) - 11/07/2011

Pedido de Informação nº 050/2011

De acordo com a resposta ao Pedido de Informação nº 044/2011, a máquina de pintura está no conserto. Segundo a resposta, ainda, o reparo fica por conta de uma empresa de Lajeado e está coberto pela garantia. Por isto pergunto:
1 – De qual empresa a máquina foi adquirida?
2 – É a mesma empresa que faz o conserto? Em caso negativo, informar o nome da empresa responsável pelo (s) reparos (s).
3 - Qual a data em que a máquina foi encaminhada para o conserto?
2 – Há previsão de quando ela voltará a Montenegro?
4 – Qual a falha que a máquina apresentou (motivo pelo qual foi levada para conserto)?

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 07/07/2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pedido Informação nº 049/2011

Em reunião na Câmara de Vereadores, durante a tramitação do projeto de lei para abertura de créditos especiais e inclusão de metas na LDO – referentes a verbas federais - foi dito que 30 de junho de 2011 era o prazo máximo para o início das obras, sob pena de o Município perder os recursos que estavam previstos. Por isso pergunto:
- Houve alguma alteração, por parte do Governo Federal, com relação ao prazo para execução dos projetos?
- O Município garantiu os recursos para todas as obras? Se positivo, informar em que fase estão estas obras?

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 30/06/2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

Pedido de Informação nº 047/2011

Foi encaminhado à Câmara de Vereadores, durante a análise do projeto que autoriza abertura de Crédito Especial para canalização do Arroio São Miguel, um parecer técnico assinado pela engenheira civil Fernanda Straatmann Duarte (CREA 88255), datado de 13 de maio de 2011. Com base nisto, pergunto:
- A engenheira foi contratada para elaborar este parecer técnico? Se positivo, informar de que forma se deu esta contratação e os valores pagos.


Vereador Marcelo Cardona (PP) - 22/06/2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pedido de Informação nº 046/2011

Quanto foi pago à empresa Cone Sul Soluções Ambientais Ltda de 1º de janeiro até a presente data, referente ao contrato 169102007 (limpeza urbana)? Enviar relatórios dos pagamentos e serviços prestados mês a mês.

Vereadores Marcelo Cardona (PP) e Marcos Gehlen "Tuco" (PT) - 16/06/2011

RQ nº 040/2011

Requeremos seja agendada reunião nesta Casa, com a presença do Poder Executivo, para conhecer as ações, providências e projetos da Administração Municipal relacionadas à beira do Rio Caí. Quais as obras e serviços já encaminhados para solucionar os problemas de infra-estrutura e quais as propostas para revitalização da área.

Vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen "Tuco" (PT) - 16/06/2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pedido de Informação nº 045/2011

Quantos imóveis estão locados em nome da Prefeitura Municipal? Fornecer endereço, valor pago pelo aluguel e destinação de cada imóvel.

Vereador Marcelo Cardona (PP) - 09/06/2011

sábado, 4 de junho de 2011

Pedido de Informação n° 044/2011

Em 2009, a Administração Municipal adquiriu uma máquina, com o objetivo de agilizar os trabalhos de pintura e sinalização de trânsito. De lá para cá, no entanto, nada se ouviu falar sobre o uso ou sobre a eficiência do equipamento. Por isto pergunto:
1 – Qual o valor investido na aquisição da máquina de pintura?

2 – Como e onde está sendo usada esta máquina?

Vereador Marcelo Cardona - 02/06/2011

Pedido de Informação n° 043/2011

São recorrentes as denuncias quanto a máquinas paradas no pátio da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos. Por isto pergunto:
1 – Existem planilhas de controle do uso (com datas, quilometragem, tipo de trabalho e local do serviço) das máquinas e equipamentos na SMVSU?
2 - A retro-escavadeira, a motoniveladora e a pá carregadeira, adquiridas no ano passado (recebidas em setembro pela Prefeitura) estão em funcionamento? Em caso positivo, apontar onde estão sendo usadas e o nome dos motoristas/operadores. Em caso negativo, esclarecer os motivos pelos quais estão paradas. 3 – Qual o valor pago por cada uma destas 03 (três) máquinas? Anexar nota de empenho.
Vereador Marcelo Cardona - 02/06/2011

Pedido de Informação n° 042/2011

Na apresentação do Relatório Fiscal do primeiro quadrimestre de 2011, demonstrei preocupação com a evolução do endividamento do Município. Solicitei, inclusive, a inclusão destes valores nas prestações de contas. Outra preocupação diz respeito ao crescente número de ações judiciais contra o Município e ao impacto que estas ações terão no futuro. Se os números efetivamente forem crescentes, desejo saber quais medidas que o Executivo tem planejado para corrigir os procedimentos que tem levado os contribuintes e servidores públicos, dentre outros, a buscarem seus “direitos” na via judicial. Por isto pergunto:
1 - Quantas reclamatórias trabalhistas contra a Prefeitura tramitam na Vara do Trabalho (Celetistas) e na Justiça Comum (Estatutários)? Anexar os pedidos dos servidores (ex: insalubridade, desvio de função, horas extras, etc), bem como o valor de cada ação (que o Município pode ser condenado a pagar, se procedente os pedidos dos servidores);
2 – Já foram tomadas medidas para conter as causas destas ações? Quais?
3 - Quantas ações tramitam em decorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos do Município ou sinalizações? Relacionar as ações com os respectivos valores que o Município poderá ser condenado a pagar.
4 - Existem ações contra o Município em decorrência de enxurradas e/ou alagamentos? Em caso positivo, relacionar as ações e o valor de possível condenação.
5 – Além das ações trabalhistas, de trânsito ou de enxurradas, existem outras em que o Município pode ser condenado? Em caso positivo, relacionar as ações e o valor das causas. Também especificar se foram tomadas medidas (e quais) para conter tais ações
6 – Quais são as Ações Civis Públicas (com valor de possível condenação) movidas contra o Município de Montenegro?
7 – Quanto o Município gastou, nos últimos anos, com advogado, honorários de sucumbência do advogado do autor e custas?
8 – Quando condenado, o Município toma medidas para reparar as causas que motivaram as ações? Exemplificar.

Vereador Marcelo Cardona - 02/06/2011

Pedido de Informação n° 038/2011

Fomos informados, conforme mensagem justificativa apresentada no Projeto de Lei que autoriza abertura de crédito especial para obras com recursos federais, que os restos a pagar referentes a 2007 e 2008, cujas obras não iniciaram até abril 2010, foram perdidos. Com base nesta informação pergunto: Qual o montante de recursos que o Município deixará de receber? (apresentar discriminado por obra, valor do recurso e contrapartida). Existem também recursos estaduais que estavam previstos e que foram perdidos? Quais os valores e em que obras?
Vereador Marcelo Cardona (PP) - 02/06/2011