Que a Administração Municipal implante o programa “Cidade Transparente”, com a divulgação de informações do orçamento – despesas e investimentos – no site oficial da Prefeitura.
JUSTIFICATIVA
A população está aprendendo a opinar sobre o que quer para a cidade. A falta de informações oficiais, muitas vezes, leva a conclusões erradas ou distorcidas sobre o uso do dinheiro público. Com a publicação, no site oficial do município, das ações – custeio, investimentos, obras... e seus respectivos valores – os montenegrinos poderão acompanhar o que a Administração está fazendo.
Já vai longe o tempo em que as decisões eram tomadas em gabinetes fechados. Na atualidade, prestar contas, principalmente quando se trata de recurso público, é a forma mais adequada para demonstrar que as demandas da comunidade estão sendo respeitadas. Que o previsto no orçamento é cumprido e, acima de tudo, que há transparência e responsabilidade na gestão administrativa.
Pode ser desastrosa a ausência de informações oficiais, pois ela fomenta falsas notícias ou deixa margem para que a sociedade tenha dúvidas quanto ao retorno dos recursos por ela gerados.
A criação de um programa de transparência é urgente. Prestar contas é vital. Só assim poderemos estimular a cidadania, obter a participação popular e encontrar o respaldo da comunidade nas ações governamentais.
Sabemos que entender o orçamento municipal ainda é difícil para a maioria dos montenegrinos. Muitos não estão familiarizados com as questões técnicas, com a complexidade das rubricas orçamentárias, com os processos que envolvem o custeio ou a realização de qualquer obra ou investimento.
Justamente por isso é que estamos sugerindo a criação deste espaço. O “Cidade Transparente” visa aproximar o governo municipal da população e mostrar, de forma clara e precisa, onde o dinheiro do município está sendo aplicado. Será uma ferramenta de transparência e de estímulo à cidadania.
Vereador Marcelo Cardona (PP) - 22/04/2010